Quando dezenas de milhões de americanos pegarem a estrada neste fim de semana de feriado, eles encontrarão os preços mais altos da gasolina em quase sete anos.
Mas muitos também encontrarão postos que não têm gás algum.
O preço médio nacional para um galão de regular é de US $ 3,10, o maior desde outubro de 2014.
A média é de apenas 2% desde o Memorial Day, mas 42% em relação ao ano anterior, quando as restrições à pandemia quase pararam a demanda e enviaram petróleo e o preço do gás despencando.
Mas os postos que secam nada têm a ver com o preço ou mesmo com o fornecimento da gasolina.
Mas se não é esse o problema o que está gerando a falta de combustível nós postos americano?
1) É a escassez de motorista de caminhão tanque
2) Crescente demanda que está causando gargalos e escassez na cadeia de suprimentos.
Os especialistas afirmam que um número crescente de postos está relatando que simplesmente não conseguem fazer a entrega do gás a qualquer preço.
"Costumava ser uma reflexão tardia para os proprietários das estações agendar as entregas dos caminhões. Agora é o trabalho nº 1",
Disse Kloza.
"O que me preocupa em julho é que o aumento da demanda chegue a cerca de 2.500 a 3.000 entregas a mais a cada dia. Simplesmente não há motoristas para fazer isso."
A demanda atual de gasolina nos Estados Unidos é praticamente a mesma que no mesmo período de 2019, de acordo com a Administração de Informações de Energia dos EUA.
Mas a demanda geral aumentou 16% em relação ao final do ano passado, a última vez que havia tantos viajantes na estrada durante uma temporada de férias.
A AAA prevê que 43,6 milhões de americanos viajarão de carro neste final de semana de 4 de Julho, o máximo até agora neste ano.
E dado o desejo reprimido por escapadelas de verão, Kloza disse que é possível que a demanda por gás possa superar os recordes do final do verão de 2019.
Ele também está preocupado com o fato de que, quando os motoristas virem um ou outro posto sem gasolina, eles reagirão enchendo seus tanques mais frequência do que o necessário, o que pode causar falta de gasolina.
Foi o que aconteceu em Maio passado, quando a invasão do oleoduto causou paralisações generalizadas em estações ao longo da Costa Leste.
"Temos o mesmo conselho que recebemos, não é hora de abastecer todos os carros e contêineres que você tem"
Disse Jeff Lenard, vice-presidente de iniciativas estratégicas da indústria para a National Association of Convenience Stores.
"Odiamos ver escassez e interrupções causadas por motorista entrando em Pânico e enchendo seus tanques."
Caminhões ociosos
"Temos lidado com a falta de motorista há algum tempo, mas a pandemia pegou esse problema e metastatizou-o"
Disse Ryan Streblow, vice-presidente executivo da NTTC.
"Certamente cresceu exponencialmente."
A pandemia fez com que alguns motoristas de caminhão-tanque se aposentassem e outros mudassem para outros empregos em caminhões que tinham maior demanda no ano passado, quando a demanda por gasolina caiu tão drasticamente.
Encontrar novos drivers não será uma solução rápida, disse Brian Milne, da empresa de pesquisa de dados DTN, que monitora os preços e suprimentos de energia.
"Eu sei que a pandemia fez com que vários motoristas mais velhos se aposentassem e eles têm lutado para conseguir novos motoristas",
Disse ele.
"Acho que vai continuar aparecendo em diferentes locais."
DeHaan disse que as interrupções da estação atual não estão tão concentradas como estavam após o hack do Oleoduto Colonial.
Isso torna virtualmente impossível obter uma contagem precisa de quantos postos estão ficando sem gasolina, mas o número está crescendo.
"É difícil prever onde estão os desafios"
Disse ele.
"São apenas bolsões aleatórios em cidades pequenas e grandes."
DeHaan espera que o problema cresça nas próximas quatro a seis semanas.
"Não acho que a demanda atingiu o pico ainda",
Disse ele.
Fonte: www.foxcarolina.com
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