Ucrânia restringe uso de 'Z' e 'V' em placas de carros.
Os símbolos são comumente associados à operação militar russa em andamento no país.
A Ucrânia restringiu o uso dos símbolos 'Z' e 'V' em placas personalizadas, anunciou o Ministério do Interior do país na sexta-feira.
As duas cartas são comumente associadas à “agressão russa” contra a Ucrânia, afirmou o ministério, explicando a medida.
Embora as letras não tenham sido sujeitas a uma proibição geral, elas não podem ser usadas a partir de agora como símbolos autônomos em uma placa ou como um substituto para letras cirílicas de som semelhante em palavras.
As letras 'Z' e 'V' apareceram originalmente como marcações táticas usadas em equipamentos por vários agrupamentos de tropas russas no início das hostilidades entre Moscou e Kiev em fevereiro de 2022.
Seu uso como símbolos posteriormente se tornou viral, aparecendo em diversas mercadorias e memorabilia relacionadas com a operação militar em curso.
No entanto, a Ucrânia absteve-se de apontar para outro símbolo ligado às hostilidades – a letra 'O' – que também tem sido comumente usada como marcação tática, tornando-se facilmente tão comum quanto o 'Z' e o 'V'.
A inação contra 'O' presumivelmente decorre do fato de que é efetivamente impossível distinguir uma letra cirílica 'O' de sua contraparte latina, o que complicaria ainda mais a aplicação de tal regra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário