Mercado automobilístico global em apuros.
Conflito Rússia-Ucrânia resultará em cinco milhões de carros a menos sendo construídos nos próximos dois anos, relatórios de provedores de dados de mercado.
A fornecedora de dados do mercado automotivo S&P Global Mobility disse que a escassez que prejudica a produção global de veículos deve persistir em 2022 antes que a oferta alcance a demanda no início de 2023.
Ambos os anos, para 81,6 milhões em 2022 e 88,5 milhões de unidades em 2023.
Especialistas da S&P citaram questões relacionadas ao fornecimento de gás neon ucraniano, um ingrediente-chave para a fabricação de chips, e à perda de chicotes elétricos de origem ucraniana.
“Além disso, a perda completa do paládio russo é um risco de cauda com potencial para se tornar a maior restrição de oferta do setor”,
Disse o relatório.
Nossa contingência de pior caso mostra possíveis reduções de até quatro milhões de unidades para este e o próximo ano, disse o diretor executivo da S&P Global Mobility para previsão de produção global, Mark Fulthorpe.
A crise na Ucrânia aumentou as dores sofridas pelas montadoras, que vinham enfrentando altos preços devido a interrupções relacionadas ao Covid, incluindo escassez de semicondutores.
Os principais fabricantes de automóveis anunciaram que fecharão as fábricas e aumentarão ainda mais os preços à medida que os problemas de oferta aumentam.
Uma das maiores fábricas de automóveis da Europa interrompe a produção.
A fábrica da Volkswagen na Eslováquia enfrenta escassez de oferta devido ao conflito na Ucrânia.
Uma das maiores fábricas de veículos da Europa, a Volkswagen Bratislava, suspendeu a produção devido a interrupções no fornecimento de peças da Ucrânia e outros problemas, informou a mídia eslovaca na terça-feira.
A produção em todas as áreas foi interrompida por dois dias devido a uma falta de longo prazo de componentes semicondutores e uma;
“interrupção parcial de fornecimento de algumas peças da Ucrânia” ,
Disse a porta-voz da empresa, Lucia Kovarovič Makayová, segundo a agência de imprensa eslovaca TASR.
A empresa foi afetada pela escassez de componentes semicondutores causada pela pandemia de coronavírus, forçando-a a interromper a produção várias vezes no ano passado, com outras montadoras eslovacas enfrentando problemas semelhantes, diz a TASR.
De acordo com o site alemão finanzen.net, a atual crise na Ucrânia está dificultando a entrega de algumas peças ao fabricante eslovaco.
A fábrica da Volkswagen Bratislava e dois locais menores na Eslováquia empregam cerca de 12.000 pessoas e atualmente estão construindo o VW Touareg, o Porsche Cayenne, o AUDI Q7 e Q8, bem como o VW Up, Seat Mii e Skoda Citigo.
A BMW e a Volkswagen interromperam a fabricação em algumas de suas fábricas na Europa devido a interrupções no fornecimento de peças de baixo custo da Ucrânia.
Indústria italiana pode parar.
Preços de energia disparados podem paralisar manufatura.
A Confederação Geral da Indústria Italiana alertou que o aumento dos preços da energia como resultado das sanções da Rússia ameaça desestabilizar o setor manufatureiro do país.
O alerta conjunto foi emitido pelos chefes das confederações de industriais das quatro regiões economicamente mais desenvolvidas do país (Lombardia, Vêneto, Emilia-Romagna e Piemonte).
As autoridades italianas disseram este que estão explorando medidas para reduzir a dependência energética da Rússia, principalmente aumentando as importações de gás de outros países.
Medidas semelhantes para sancionar Moscou por causa da crise na Ucrânia por outras nações europeias elevaram os preços da energia e das commodities.
A Rússia é um grande exportador de petróleo, gás, metais, minerais e outras commodities críticas para as indústrias globais.
Criar sanções contra a Rússia não foi uma boa ideia, porque poderá levar o mundo a um colapso imaginável que poderá levar a um risco de desabastecimento e possível conflito em outras partes do mundo por causa disso.
O Brasil poderá se beneficiar com o alto preço do minério por ser um dos maiores produtores do mundo por falta do produto no mercado.
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